Páginas

Metal Generation

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Athena


O primeiro passo é construir um esqueleto no formato das peças com papel cartão e fita crepe, sempre montando as duas peças ao mesmo tempo, em caso de peças pares, para que fiquem iguais.

Para facilitar a aplicação das camadas de jornal é preciso fechar todos os buracos do molde como mostram as imagens abaixo.











Depois de feito os moldes em papel cartão e fita crepe é hora de reforçar as estruturas. Essa parte é feita com a aplicação de tiras de jornal com cola branca dissolvida em um pouco de água.

Com a ajuda de um pincel é só aplicar uma primeira camada de cola sobre a peça e ir sobrepondo pedaços de jornal fazendo várias camadas até ficar bem firme.



Como a parte das costas precisam sustentar as asas é preciso reforçar com resina e fibra de vidro e os encaixes para as asas foram feitos com canos de pvc.

Agora começa a parte de acabamento para deixar a peça lisa e fazer os detalhes em relevo.

Para alisar a peça é preciso aplicar massa acrílica e depois lixar e se necessário repetir esse processo várias vezes até obter uma peça livre de imperfeições.
Terminada a parte de lixar foi preciso passar uma camada de tinta latex para impermeabilizar e permitir que os detalhes possam aderir bem.

Os detalhes em relevo são riscados com lápis na peça e modelados sobre ela com massa epóxi. É preciso evitar usar muita massa para não ficar pesado. Quando os detalhes forem muito altos é recomendável colocar EVA, ou outro material leve, para dar volume.



Após esse processo resta o acabamento final que foi folhear as peças. Abaixo segue uma foto das peças preparadas para folheação e depois uma com elas finalizadas.

Agora alguns detalhes de outras peças:

Asas
As asas foram feitas de acetato e forradas com tecido dourado (lamê) e todas as lâminas são amarradas para abrirem no formato certo.

As lâminas são presas na parte rígida da asa que possui o mecanismo que vai fazer abrir.  A abertura é feita puxando uma corda com o pé.



Escudo

Depois de montada a estrutura em papel machê os detalhes foram feitos em EVA forrado com o tecido dourado.
                                                                                                    Báculo

O báculo foi feito com cano de pvc e EVA também forrados com o tecido dourado.

Infelizmente não foi possível fotografar todos os passos do processo, mas já deu pra ter idéia de como foi feito.

Abaixo o resultado final.

















4 comentários:

  1. Muito legal,como vcs são criativos, parabéns, um dia eu chego lá♥♥

    ResponderExcluir
  2. Nossa amei o seu tutorial , acho que me ajudará muito no meu projeto , gostaria de saber como funciona as amarrações do acetato que você fez , eu estou realmente curiosa pois já tentei bastante e ainda não tive um exito rasuavel , espero que posa me ajudar ^^ asas são sempre o meu fraco rsrsrs. aguardo a sua resposta ^w^

    ResponderExcluir
  3. aficou td muito lindo mais gostaria de saber q tinta usou para ficar assim bem dourado

    ResponderExcluir