Páginas

Metal Generation

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Fibra de Vidro

Conheça um pouco sobre a fibra de vidro e suas formas de utilização. É um material que pode ser usado para substituir o papel machê no processo de confecção das peças do cosplay. Possui uma grande resistência e agiliza o processo de produção.



O QUE É FIBRA DE VIDRO?
Fibra de vidro (ou fiberglass) é um material produzido basicamente a partir da aglomeração de finíssimos filamentos flexíveis de vidro. A fibra de vidro precisa ser usada em conjunto com uma resina e produz uma superficie bastante resistente.
TIPOS DE FIBRA DE VIDRO

Pode-se encontrar a fibra de vidro em 3 tipos diferentes:
RovingRolo de fibra de vidro que precisa ser picado antes do uso. É utilizado em uma maquina para grandes produções. É possivel encontrar ele à venda já picado.
Manta
Constituída de roving picado e agrupado formando uma manta que facilita a aplicação.
TecidoFios de fibra de vidro entrelaçados que formam um tecido que dá muito mais resistência à peça.

O tecido de fibra é o mais resistente, mas para a confecção de um cosplay a manta é o suficiente e o mais recomendado por causa do custo.
RESINAS 
Existem muitos tipos de resinas, cada uma com suas propriedades particulares. As resinas mais comuns de se encontrar são:
Poliéster: é a mais comum e recomendada para utilização com fibra de vidro. Possui variação de cor, dependendo do fabricante, mas também pode ser encontrada cristalina.
Epóxi: resina mais resistente que a de poliéster, é bem cristalina e consistente, muito utilizada para processos de vitrificação.
Os dois tipos de resina necessitam de um catalizador para curar (processo de endurecimento). Deve-se ter muito cuidado com a quantidade de catalizador misturado para não acelerar demais o processo não dando tempo de aplicar. Fique atento à orientação de cada fabricante. O ideal é trabalhar com quantidades reduzidas para não desperdiçar material.
APLICAÇÃO
Antes de começar a trabalhar com a fibra é preciso tomar certos cuidados para a sua segurança. Trabalhe sempre em local aberto e use máscara e luvas pois as fibras de vidro podem causar irritação na pele. Evite inalar os vapores da resina e tome cuidado ao misturar o catalizador pois a reação química produz calor.
A aplicação da fibra pode ser feita sobre alguma superfície (papel machê, estruturas de papel cartão ou acetato por exemplo) ou dentro de moldes. Para aplicação sobre alguma superfície o resultado será uma área irregular que pode ser lixada ou receber uma camada de massa acrílica para alisar. Para utilização em moldes a peça final ficará com a superfície exatamente igual ao molde dispensando muitos reparos.
Para os dois métodos o processo é o mesmo: aplica-se uma camada de resina com a ajuda de um pincel e em seguida coloca-se a fibra já cortada no formato certo para que cubra toda a superfície. Depois disso aplique mais resina sobre a fibra "batendo" com o pincel, e não pincelando, até a fibra ficar transparente.

Como exemplo de aplicação, segue abaixo imagens da confecção do suporte das costas para as asas do cosplay de Hades.
Recortando a fibra para  ter o tamanho certo da superficie.
Depois de recortar os pedaços de fibra, prepare a resina.
Depois de misturar o catalizador é preciso agilidade para aplicar antes que a resina endureça.
Aplica-se uma camada de resina para que ela segure a fibra no lugar.
Vá colocando a fibra e "batendo" com o pincel para que a resina seja absorvida pela fibra. A fibra pode ser aplicada em pedaços, mas é melhor que seja um pedaço único cobrindo toda a superfície de uma só vez.
Ao absorver a resina a fibra fica transparente. Depois de aplicado é só aguardar a cura do material. As laterais costumam ficar com pontas, por isso é recomendável que sejam lixadas para não machucar. 

OBSERVAÇÕES
- As resinas podem receber corantes e pigmentos além de outros tipos de misturas. Em breve será publicado um tutorial sobre como manipular resinas.
- Quando aplicar resina em moldes eles devem ser preparados com desmoldantes para não grudar. Pode-se usar o álcool polivinílico que é solúvel em água. Ele forma uma camada plástica sobre a superficie impedindo que a resina grude.
- Pode-se fazer mais de uma camada de fibra de uma só vez conforme a necessidade, mas geralmente uma ou duas camadas já deixam a superfície bem resistente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário